Tratamentos / Dermatologia clínica

Lesões suspeitas e câncer de pele

O Câncer de Pele é o tipo de câncer mais prevalente nos seres humanos. Existem vários tipos de tumores cutâneos, sendo os três principais:

• Carcinoma basocelular (CBC)
  • Carcinoma espinocelular (CEC)
  • E Melanoma (tipo mais raro e também mais grave).

Embora qualquer pessoa possa desenvolver cânceres na pele, aquelas de pele, cabelos e olhos mais claros estão mais suscetíveis à doença. Outro fator de risco importante para qualquer câncer de pele é a exposição ao sol sem proteção ao longo da vida. Além disso, a presença de casos de câncer de pele na família e o uso de câmeras de bronzeamento artificial contribuem para uma maior chance de desenvolver um tumor.

A melhor forma de evitar o câncer de pele é a prevenção, por meio do uso adequado do protetor solar e dos cuidados com a exposição ao sol. O diagnóstico precoce das lesões malignas e pré-malignas é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. Por isso é tão importante a consulta regular com o dermatologista e a realização da dermatoscopia, com o mapeamento de pintas e nevos.

Entre os sinais de alerta do câncer, vale destacar o surgimento ou a mudança de pintas e lesões com bordas irregulares, diferentes tonalidades, assimetrias ou crescimento inesperado. Machucados que sangram, coçam e não cicatrizam também são sintomas que merecem atenção.

O tratamento do câncer envolve a retirada cirúrgica das lesões com margens de segurança ao redor. Em casos mais graves é necessário associar a retirada do tumor com sessões de quimioterapia e/ou radioterapia.

Lesões suspeitas e câncer de pele - Michelle Diniz
@michelledinizdermato Acompanhe as novidades pelo nosso instagram